Dúvidas frequentes

RECÉM FIZ A MINHA CNH E TENHO POUQUÍSSIMA EXPERIÊNCIA, POSSO PARTICIPAR DOS CURSOS?


Resposta: Sim. Independentemente do nível do piloto, iniciamos sempre da base da técnica. Além disso, todos os exercícios são apresentados de forma progressiva, assim, todos os alunos conseguem acompanhar igualmente o desenvolvimento das aulas.

Na prática, temos constatado que muitos alunos com pouca ou nenhuma experiência, possuem um desempenho equivalente a muitos pilotos experientes, isso porque o piloto inexperiente não possui vícios de pilotagem, o que ajuda muito no processo de aprendizagem.




PRECISO INSTALAR PNEUS OFF-ROAD PARA FAZER O CURSO?


Resposta: Não. O ideal é andar com a moto equipada com os pneus que costuma utilizar durante as viagens e passeios. Antes de realizar uma aventura, faça um cálculo para avaliar qual a porcentagem que andará em terreno pavimentado, e compare com a quilometragem que permanecerá andando no Off-Road.

Exemplo: Ao realizar uma viagem com distância total de 10.000 quilômetros, sendo 8.000 km pelo asfalto e somente 2.000 km no Off-Road, não há necessidade de instalar um pneu 50% Off, uma vez que 80% da viagem se dará em estrada pavimentada. Além disso, o pneu Off degrada muito fácil no asfalto, e quando chegar no terreno Off, o seu pneu já terá sofrido um desgaste significativo.




POSSO FAZER O CURSO ON OU OFF-ROAD COM MOTO DE BAIXA CILINDRADA?


Sim. O Curso é de pilotagem, e as técnicas são utilizadas em qualquer estilo de moto, independentemente de sua cilindrada, pois o objetivo do(s) Curso(s) é proporcionar experiência(s) aos pilotos para que consigam enfrentar situações de risco, dominando a moto em qualquer tipo de terreno.




JÁ ANDO DE MOTO HÁ MUITO TEMPO, FIZ TRILHA, ENDURO E MOTOCROSS, POSSO REALIZAR O CURSO NÍVEL 2 SEM TER FEITO O NÍVEL 1?


Resposta: É possível, mediante aprovação em teste de nivelamento. O aluno deve conseguir realizar todos os exercícios do Nível 1 utilizando as técnicas de pilotagem. No Curso Nível 2, apenas relembramos, e não ensinamos as técnicas para a transposição dos obstáculos. O curso é bem complexo e alguns exercícios representam risco de acidente caso o piloto não possua uma base técnica sólida para executar as manobras com precisão. A eficácia das manobras não dependem de sorte, mas de técnica.




JÁ REALIZEI CURSO NÍVEL 1 EM OUTRA ESCOLA, POSSO FAZER O NÍVEL 2 NA MASTER TRAIL?


É possível, mediante aprovação em teste de nivelamento. O aluno deve conseguir realizar todos os exercícios do Nível 1 utilizando as técnicas de pilotagem. No Curso Nível 2, apenas relembramos, e não ensinamos as técnicas para a transposição dos obstáculos. O curso é bem complexo e alguns exercícios representam risco de acidente caso o piloto não possua uma base técnica sólida para executar as manobras com precisão. A eficácia das manobras não dependem de sorte, mas de técnica.

Observação: Além do Conteúdo Programático, algumas técnicas também são diferentes. A proposta da Master Trail é que em curto espaço de tempo, o piloto amador consiga realizar as manobras de um piloto profissional. A base técnica da nossa escola foi moldada ao longo dos 35 anos de docência na formação de pilotos profissionais (motociclistas policiais, motocondutores do SAMU, Patrulheiros Rodoviários, Batedores motociclistas e outros), que durante a execução da missão não podem se envolver em acidentes de trânsito tendo em vista a relevância de sua missão, considerando princípios da Direção Ativa e Evasiva, com foco na solução dos problemas. Para a Master Trail, viagem de moto aventura não é moda, pois realizamos e trabalhamos com isso desde 1984, portanto a construção de nossa pista e o desenvolvimento de nossos treinamentos foram sendo aperfeiçoados de acordo com as necessidades e as realidades enfrentadas durante as viagens e passeios.




JÁ ANDO DE MOTO HÁ MUITO TEMPO, POSSO PARTICIPAR SOMENTE DA AULA PRÁTICA E NÃO ASSISTIR A AULA TEÓRICA?


Resposta: Não, pois a aula teórica é a base da aula prática. Os conteúdos da aula teórica complementam a aula prática.

Exceção: Somente os alunos que estão repetindo o Curso são dispensados da aula teórica.




SE CHOVER O CURSO É TRANSFERIDO?


Resposta: Andar na chuva faz parte das viagens de Moto Aventura. Consideramos um privilégio aqueles alunos que conseguem realizar o Curso em dias de Chuva. Apesar de trabalharmos em um Centro de Treinamento com obstáculos controlados, nossa prática é baseada sempre na realidade dos fatos.

Prezando pela segurança dos alunos, contudo, caso haja chuva intensa a ponto de desequilibrar as condições da pista de treinamento, o curso poderá ser cancelado e remarcado para outra data. O cancelamento por motivo de mau tempo, da mesma forma, poderá advir no decorrer do curso, ocasião em que será remarcada uma nova data para continuidade do curso no ponto em que parou. Em todos os casos, somente a organização poderá julgar o cancelamento por motivo de mau tempo.




QUAL O NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES POR TURMA?


- Off-Road Expedition - Nível I

Resposta: As turmas são reduzidas e com máximo de 8 (oito) pilotos por edição.

- Off-Road Adventure - Nível II

Resposta: As turmas são reduzidas e com máximo de 10 (dez) pilotos por edição.

- Master Training

Resposta: Turmas com máximo de 20 (vinte) pilotos.

- Curso Carona Off-Road

Resposta: Turmas com máximo de 10 (dez) pilotos.

- Curso Mecânica de Emergência

Resposta: Turmas com máximo de 20 (vinte) participantes.

- Curso Curvas e Frenagens

Resposta: Turmas com máximo de 10 (dez) pilotos.




A ESCOLA EMITE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO?


Resposta: Sim. Cada Curso possui um modelo distinto e somente os concludentes recebem Certificado.




A ESCOLA FORNECE NOTA FISCAL?


Resposta: Sim. A Escola de Pilotagem Avançada Master Trail é registrada, homologada e cumpre com todas as obrigações legais.




POSSO LEVAR ACOMPANHANTE PARA ASSISTIR A AULA PRÁTICA?


Resposta: Sim. O Centro de Treinamento da Master Trail é um ambiente familiar e os cônjuges, filhos, parentes, amigos e ex-alunos são sempre bem-vindos! Nossos portões estão sempre abertos.




É OBRIGATÓRIO TRANSPOR OS OBSTÁCULOS RADICAIS?


Resposta: Não, a realização de nenhum exercício é obrigatória durante os Cursos, mas vamos fornecer todo embasamento para que os obstáculos sejam transpostos com segurança. Todos os exercícios são realizados de forma progressiva, começamos nos níveis mais fáceis e vamos evoluindo de acordo com o desempenho da turma. Os Cursos são planejados de forma que os exercícios básicos servem como base para a realização das manobras mais avançadas e na medida que os alunos vão progredindo, vamos aumentando o grau de dificuldade paulatinamente.

O desenvolvimento das aulas visa preservar a integridade das motos e principalmente dos participantes. Os obstáculos e manobras mais complexas são facultativas. Como as turmas são reduzidas, o instrutor acompanha integralmente os alunos ao lado da moto durante a execução dos exercícios.




QUAL OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO DEVO UTILIZAR?


Resposta: Capacete e bota de proteção são obrigatórios. Os demais equipamentos (colete, cotoveleira, joelheira, cinta abdominal) são recomendados.




VOCÊS ALUGAM MOTO?


Resposta: Sim, mas sempre recomendamos que o piloto realize o Curso com a sua própria moto, de forma a conhecer as limitações e potencialidades de seu equipamento.




QUAL A RESTRIÇÃO DE IDADE PARA REALIZAÇÃO DOS CURSOS?


Resposta: Desde que o piloto possua CNH, não existe limitação de idade máxima para os participantes.

Exceção: Pilotos menores de idade que estejam realizando treinamento de alta performance não podem participar de turmas de Cursos regulares.




O QUE ESTÁ INCLUÍDO NOS CURSOS?


Resposta: Coffee break, hidratação, luvas, protetores para colocar nos protetores da moto, camiseta de pilotagem Master Trail, Patch do Curso, Certificado específico do Curso.